quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aniversariantes do Dia

10/05/57 Sid Vicious (baixista do Sex Pistols) 
Sid Vicious (nome artístico de John Simon Ritchie-Beverly, Londres, 10 de Maio de 1957 — Nova Iorque, 2 de Fevereiro de 1979) foi um músico inglês, conhecido por tratar-se de um ícone da cultura punk, baixista da banda Sex Pistols.

Sid Vicious, antes de entrar para a banda Sex Pistols, era baterista do Siouxsie & The Banshees. Também foi vocalista da banda The Flowers Of Romance.

A formação dos Sex Pistols e a Sex

Nessa época, Sid vivia sem emprego fixo e as idéias anarquistas começavam a se formar. A vida era difícil e, em outro canto da cidade, Malcom McLaren teve a brilhante idéia de criar uma banda (os Sex Pistols) para divulgar sua loja, a Sex, onde vendia roupas roqueiras e acessórios considerados "estranhos" que atraiam jovens como Sid e John.

Um dia, Sid e John chamaram a atenção de McLaren na Sex pelo seu cabelo vermelho e estilo estranho. O Sex Pistols precisava de um vocalista e Malcon convenceu Lydon a tentar preencher o cargo.

Foi cantando com uma jukebox a música "I'm Eighteen", de Alice Cooper que Lydon se tornou oficialmente vocalista da banda punk e Sid, que acompanhava de perto se apaixonou de vez pelo estilo.

Sid substituiu David Bowie pelo punk, que cada vez mais crescia, e, no primeiro festival punk, o 100 Club, em Oxford Street, apareceu como baterista da banda Siouxsie & The Banshees. O festival contava com outras bandas, tais como: Subway Seet, The Clash e os próprios Sex Pistols. Mesmo nunca tendo tocado bateria, Sid impressionou com sua performance que durou pouco pois a banda foi criada apenas para o evento. Após a bateria, Sid se arriscou como vocalista da banda The Flowers of Romance, que também durou pouco.
 
Os Sex Pistols cresceram mas havia constantes brigas entre Johnny Rotten (Lydon já havia adquirido o novo nome nessa época) e o baixistaGlen Matlock - que segundo o que dizem, era o único da banda que realmente sabia tocar.
A entrada nos Sex Pistols e o fim da banda

Sem Matlock, Malcom foi atrás de Vicious para assumir a vaga de baixista. Sid não sabia tocar mas compensava em seu estilo e aparência, o mais importante da banda. Em março de 1977, Sid entra para os Pistols e recusa a ajuda de Matlock para aprender a tocar baixo.

Como Sid não sabia tocar baixo, Jones(o guitarrista da banda) teve que ajudalo em todas as músicas do cd da banda, com exceção de "Anarchy in the UK" que o Glen Matlock (baixista original da banda) gravou. Além disso, nos shows ele so fazia pose, quem tocava era um cara que ficava atras do palco.

Mesmo que não tivesse nenhum senso sobre como tocar, Sid era uma imagem publicitária enorme para os Pistols e eles fecham um contrato com a A&M Records. Como a festa de comemoração do novo contrato acabou em muita baixaria (bem ao estilo deles), a A&M cancelou tudo e eles estavam novamente sem gravadora.
 
Com os problemas causados pelas letras polêmicas e infligência as regras impostas pela rainha da Inglaterra (eles foram proibidos de tocar em território inglês então fizeram um show em um barco, sob as águas da Inglaterra) eles foram parar na cadeia. Eles começaram a ser obrigados a tocar escondidos e a palavra "bollocks" no encarte de seu disco (Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols) fez com que ele fosse retirado das lojas.

Para a felicidade de McLaren, os Sex Pistols deixavam notícias por onde passavam. Porém, além de alguns problemas envolvendo Sid e Nancy, as brigas entre os integrantes fez com que a banda finalmente acabasse, em 1978, em São Francisco após a turnê americana.

Os outros integrantes dos Pistols nunca gostaram de Sid, viam ele como um idiota.


10/05/60 Bono Vox(vocalista do U2)
Paul David Hewson (Dublin, 10 de maio de 1960), mais conhecido por seu nome artístico Bono (pronunciação em inglês: /ˈbɒnoʊ/ BON-oh) é um cantor e músico irlândês vocalista principal da banda de rock irlandesa U2. Bono nasceu e cresceu em Dublin, na Irlanda, onde conheceu sua futura esposa,Alison Stewart, e os futuros membros do U2. Bono escreve todas as letras da banda, muitas vezes usando temas sociais, religiosos e políticos. Durante seus primeiros anos as letras de Bono contribuíram para o tom espiritual e rebeldia de U2. Como a banda amadureceu, suas letras se tornaram mais inspiradas por experiências pessoais compartilhadas com os membros da banda.
Fora da banda, ele colaborou e gravou com vários artistas, faz parte da diretoria da Elevation Partners, e possui um hotel, chamado The Clarence Hotel, em Dublin, junto com The Edge. Bono também é amplamente conhecido por seu ativismo relativos a África, para o qual ele co-fundou DATA,EDUN, a ONE Campaign e Product Red. Organizou e tocou em vários shows beneficentes e se reuniu com políticos influentes. Bono tem sido elogiado e criticado por seu ativismo e envolvimento com o U2. Foi nomeado para o prémio Nobel da Paz, foi concedido um honorário cavaleiro pela rainha Rainha Elizabeth II, e foi nomeado como "Personalidade do Ano" pela revista Time, conquistando outros prémios e nomeações.

U2

Em 25 de setembro de 1976, Bono, The Edge, seu irmão Dik Evans e Adam Clayton responderam a anúncio em um mural na escola "Mount Temple", enviada por seu colega Larry Mullen Jr. para formar uma banda de rock. A banda teve sessões ocasionais em que faziam covers de outras bandas. Cansado de longos solos de guitarra e hard rock, Bono queria tocar canções de bandas como The Rolling Stones e The Beach Boys. Infelizmente a banda não poderia tocar covers muito bem, então eles começaram a escrever suas próprias canções.

A banda passou pelo nome "Feedback" por alguns meses, antes de mudar para "The Hype" mais tarde. Após, Dik Evans deixou o grupo para participar de outra banda local, a "Virgin Prunes". Os quatro restantes, mudou oficialmente o nome de "The Hype" para "U2". Inicialmente, Bono cantava, tocava violão e escrevia canções da banda. Ele disse a sua forma de tocar guitarra, no início de uma entrevista de 1982: "Quando começamos, eu era o guitarrista, juntamente com o Edge, exceto que eu não poderia tocar guitarra. Eu ainda não posso. Eu era como um guitarrista ruim que um dia eles quebraram-me e que talvez eu deveria cantar em seu lugar. Eu já havia tentado antes, mas eu não tinha voz. Lembro-me do dia em que eu descobri que podia cantar. Eu disse, 'Oh, é assim que você faz'." Quando The Edge melhorava cada vez mais tocando guitarra, Bono foi relegado, principalmente, ao microfone, embora por vezes ainda toca guitarra e gaita. Em 2006, Bono tem feito aulas de piano desde criança seu professor de piano como um meio para melhorar a sua composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários contendo palavras de baixo calão ou que faltem com respeito não serão aceitos.