quarta-feira, 16 de maio de 2012

Aniversariante do Dia

16/05/65 Krist Novoselic (baixista do Nirvana)
Devemos homenagear esse cara não só hoje, mas todos os dias, e não só por ter criado uma das melhores bandas da história, mas também por seu caráter e sua luta diária na vida através da política combatendo as injustiças do mundo.
No Nirvana com bom humor e atitude Krist passou a sua mensagem juntamente com os companheiros de banda, Kurt e Dave, contra a homofobia, sexismo, machismo e todas essas merdas que assombram e destroem as pessoas.
Obrigada, Krist, por ter aceitado ouvir a fita que Kurt lhe deu (mesmo que relutantemente) e ter ajudado-o a criar o Nirvana e obrigada por continuar passando ótimas mensagens e estar sempre lutando contra as merdas do mundo.
Precisamos de mais políticos e artistas sinceros que se importam com os cidadãos e os fãs nesse planeta.
Ou então, não, né? Manda se foder, é só aquele cara lá que tocava baixo naquela bandinha lá ;P

Krist Anthony Novoselic (Compton, 16 de Maio de 1965) é um músico estadunidense, conhecido por ter sido o co-fundador e baixista da banda Nirvana. Krist é também conhecido por fundar as bandas Eyes Adrift, Sweet 75 e por ser o atual baixista do grupo punk Flipper. Fora da música, Krist é um ativista político adepto do Partido Democrata. 

Nirvana

Cobain e Novoselic formam sua primeira banda, chamada Stiff Woodies, que logo se desfez. Quando estavam em vias de cada um seguir seu próprio caminho, a dupla descobriu que os Melvins conseguiam ganhar 80 dólares por show realizado. Isso deu ânimo aos dois, que passaram a atuar sob o nome de The Sellouts, fazendo covers de Creedence Clearwater Revival. Kurt tocava bateria, Novoselic tocava guitarra e cantava, e um certo Steve Newman assume o baixo. Em janeiro de 1987, Cobain e Novoselic conhecem Aaron Burckhardt, que passa a ser o baterista fixo do trio, que seguiria mudando de nome até 1988: Skid Row, Bliss, Throat Oyster, Pen Cap Chew e Windowpane. Nesse período Kurt e Novoselic assumiram seus postos musicais fixos: vocalista/guitarrista e baixista, respectivamente. Em 17 de Abril, com o nome de Skid Row, o trio toca ao vivo na rádio comunitária KAOS, na Evergreen State College, em Olympia. A apresentação se transforma na primeira fita demo da banda. Em Outubro, Aaron sai do grupo, que passa a ensaiar com Dale Crover, que integrava os Melvins. É uma solução breve, apenas para a gravação de uma fita demo decente em um verdadeiro estúdio.
Em 23 de janeiro de 1988, Cobain, Novoselic e Crover gravam no Reciprocal Studios, em Seattle, com o produtor Jack Endino, que abriu o local em 1986. O trio sem nome definido grava dez músicas em seis horas. Naquela noite, a banda se apresentaria com o nome de Ted Ed Fred em Tacoma, cidade vizinha. Em Fevereiro, Jonathan Poneman, da Sub Pop, ouve a fita demo depois de um toque de Jack Endino e gosta. Marca uma conversa com Kurt Cobain em um café em Seattle. Os dois acertam a gravação de um compacto. Em Março, a banda escolhe seu nome definitivo, Nirvana, que é usado pela primeira vez num show em Tacoma, com Dave Foster na bateria. Ele logo seria dispensado. Em Maio, Chad Channing assume o posto de baterista definitivo. Em Junho, o Nirvana grava músicas para seu primeiro compacto pela Sub Pop: "Love Buzz/Big Cheese", que saiu em novembro.
O interesse por um álbum crescia, não só pela banda, mas também pela própria Sub Pop. As sessões finais de gravação para o disco de estreia da banda - Bleach - aconteceram em dezembro de 1988. Em fevereiro de 1989, Jason Everman é escalado como segundo guitarrista da banda e faz sua estreia em um show na Universidade de Washington. Amigo de Chad Channing, Everman emprestou 600 dólares para pagar o tempo de estúdio das gravações de Bleach - a título de curiosidade, Jason nunca chegou a ser reembolsado. Embora não tocasse no disco, seu nome foi impresso no verso como membro da banda e segundo guitarrista. Em 15 de Junho, o trabalho é finalmente lançado pela Sub Pop e bem aceito pelo público e crítica. A banda sai em turnê, inclusive pela Europa, e começa a ganhar os holofotes dos grandes mídias.
O baterista Chad Channing deixa o Nirvana alegando incompatibilidade musical. Em 1990, o guitarrista e vocalista dos Melvins, Buzz Osborne, encorajaram Novoselic e Cobain a procurar por uma banda punk chamada Scream. A dupla ficou muito impressionada com seu baterista, Dave Grohl. Semanas depois, o Scream desintegrava-se - era a deixa para Dave envolver-se com o Nirvana. Grohl ligou para Osborne dando o recado, quando Buzz deu a ele o número de telefone de Krist. Novoselic acabou convidando Dave para viajar até Seattle para uma conversa bastante promissora. O baterista fez um teste e passou com louvor. O Nirvana encontrava seu melhor baterista e a banda se transforma-se numa verdadeira máquina.
A banda começou então a trabalhar em seu segundo disco, a obra-prima Nevermind, lançada em Setembro de 1991. O disco catapultou a banda para a ribalta e transformou-a num fenômeno mundial. Graças ao álbum e a grandes bandas que saíam principalmente de Seattle, o rock estava salvo. O disco vendeu cerca de 25 milhões de cópias no mundo todo e é considerado um dos mais importantes e influentes da história do rock.
Em 1992, o Estado de Washingtou tentou incluir em sua legislação uma lei chamada "Erotic Music Law". Essa lei previa que cortes poderiam determinar que certos álbuns musicais seriam considerados "eróticos" devido ao conteúdo "inapropriado". A venda de tais discos para menores de 18 anos passaria a ser ilegal dentro de Estado. Um grupo que procura influenciar legisladores ou evitar esse tipo de ação chamado "Washington Music Industry Coalition" foi formado, numa tentativa de repreender a implantação da lei. O Nirvana, mas em especial Krist Novoselic, foram totalmente contra a criação da lei - tanto que a banda e o músico iniciaram uma campanha contra sua criação e implantação. O grupo fez inclusive um show em apoio ao "Washington Music Industry Coalition", em Setembro de 1992.
A banda seguiu sua enérgica carreira e lançou novos discos: a compilação de raridades e lados-B Incesticide, em 1992, e um terceiro álbum de estúdio, em 1993, In Utero. No mesmo ano, o grupo gravou uma apresentação acústica para a MTV. Todos os discos tornaram-se verdadeiras obras de arte e são aclamadas mundialmente.
Novoselic, até esse momento, adotava a grafia inglesa de seu nome, Chris, nome que assinava, dava autógrafos e era creditado em seus trabalhos. Entretanto, em 1993, após uma visita à Croácia, o baixista decidiu honrar suas origens e desde então passou a usar seu nome na língua croata, retornando à original grafia de seu nome, Krist. O músico ganhou uma marca registrada durante seus anos no Nirvana. Ficou famoso por seu apurado senso de humor - Novoselic contava piadas e brincava muito durante os shows, entrevistas e apresentações públicas da banda.
A banda Nirvana acabou por desintegrar-se após a trágica morte do guitarrista e vocalista Kurt Cobain, em Abril de 1994. Novoselic ficou muito abalado com a morte do amigo e companheiro que teve durante praticamente dez anos. Acabou se afastando da mídia e da vida pública por muito tempo. Numa das poucas aparições que fez, Novoselic foi receber o prêmio de melhor videoclipe alternativo durante o MTV Video Music Awards, em Setembro daquele ano. O vencedor foi o clipe de "Heart-Shaped Box", sucesso do álbum In Utero. Novoselic aproveitou a oportunidade para prestar grande homenagem a Kurt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários contendo palavras de baixo calão ou que faltem com respeito não serão aceitos.